#Notícias | 03/09/2024

Biblioteca Pública do Estado presta homenagem ao ex-diretor Jayme Caetano Braun

Nesta semana, nos dias 5 e 6 de Setembro, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), oferece ao público duas atividades sobre o poeta e músico Jayme Caetano Braun. Os eventos acontecem no Salão Mourisco da BPE, às 16h. A entrada é gratuita.

As ações integram as celebrações do centenário de Jayme Caetano Braun, tema deste ano dos Festejos Farroupilhas.

No dia 5 de setembro (quinta-feira), às 16h, no Salão Mourisco da Biblioteca, ocorrerá o Sarau Poético, em homenagem ao grande payador gaúcho,com a coordenação de Cândido Brasil, poeta e presidente da Estância da Poesia Crioula (EPC).

Na sexta, 6 de Setembro, às 16h, a BPE convida a todos a assistirem ao documentário “Jayme Caetano Braun – Payador Missioneiro”, seguido de debate com convidados.

O evento contará com a presença da jornalista e documentarista do filme, Karin Schmidt, e do historiador Claudio Knierim, que falarão sobre “Jayme Caetano Braun e a música nativista e missioneira”.

Jayme Caetano Braun, natural de São Luiz Gonzaga (1924-199),foi um renomado payador e poeta do Rio Grande do Sul, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Era conhecido como “El Payador” e, por vezes, utilizava os pseudônimos de Piraju, Martín Fierro, Chimango e Andarengo.

Foi diretor da Biblioteca Pública do Estado no período de 1959 a 1963. Possui 10 livros publicados e 11 discos gravados.

Homenagem a Jayme Caetano Braun

Sarau Poético – Dia 5.09, às 16h

Cine Debate – Dia 06.09, às 16h

Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)