#Notícias | 23/09/2024

Orquestra Villa-Lobos é atração na Biblioteca Pública do Estado

Na próxima terça-feira (24), às 19h, no Salão Mourisco, a Orquestra Villa-Lobos vai encerrar a programação de aniversário de 102 do prédio histórico da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

O recital apresentará jovens talentos musicais da Lomba do Pinheiro, conduzidos pela professora e regente Cecília Rheingantz Silveira. O concerto, com 15 jovens músicos, em naipes de flauta doce, cordas, harmonia e percussão, terá repertório variado de música brasileira e estrangeira.

Sobre a Orquestra Villa-Lobos

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há 32 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, situada na Vila Mapa, em Porto Alegre.

O projeto atende mais de 300 crianças e jovens e tem por objetivo proporcionar a eles conhecimento musical e vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras. Os jovens participam de oficinas gratuitas que abordam desde a musicalização infantil até a formação de músicos e educadores musicais.

A Orquestra já atingiu a marca de 1,4 mil concertos no Brasil e em países da América do Sul, atingindo público superior a 360 mil pessoas. Recebeu mais de trinta prêmios nas áreas da educação, cultura e direitos humanos, sendo, recentemente, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre, pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A regente e coordenadora, Cecília Rheingantz Silveira, é a idealizadora do projeto.

Sobre a regente

Cecília Rheingantz Silveira é natural de Porto Alegre, bacharel em Comunicação Social e licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 1992 iniciou atividade de flauta doce na EMEF Heitor Villa-Lobos, que veio a se constituir na Orquestra Villa-Lobos, programa de educação musical a qual coordena e responde pela regência há 31 anos. Além de professora e regente, Cecília também é produtora e diretora artística de mais de 1.300 concertos da Orquestra Villa-Lobos, dos CDs O Trenzinho do Caipira (2002), Olhos Coloridos (2008), do livro Orquestra Villa-Lobos, Música que transforma (2012) e dos DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2021). Por sua atuação frente à Orquestra Villa-Lobos recebeu dezenas de prêmios, entre eles, a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa do RS em 2010, o Troféu Guri, pelo Grupo RBS, em 2017 e o Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro pela Sedac.

Apresentação da Orquestra Villa-Lobos na Biblioteca Pública do Estado

Quando: 24 de setembro (terça), às 19h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre/RS)

Contato:

Cláudia Antunes (Assessoria de Imprensa da BPE) – bpe.imprensa@gmail.com