#Notícias | 03/10/2024

BPE e IFRS Restinga apresentam exposição de livros de artista

No próximo sábado (5), às 11h, na Sala Borges de Medeiros, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Restinga, têm o orgulho de apresentar a exposição “No limite da página: experimentações com livros de artista”, produzidos por alunos do IFRS Restinga e por artistas convidados.

A curadoria é do artista visual e professor Estêvão da Fontoura. A entrada é gratuita.

Um objeto que não contenha páginas, pode ser considerado um livro? E se tiver folhas? E um livro, pode ser considerado obra de arte? E estudantes podem fazer livro? Essa são as questões que nortearam a preparação da exposição pelos professores e artistas Angela Cagliari e Estêvão da Fontoura. As respostas vieram em formato de obra produzidas por alunos do Campus Restinga e por artistas convidados.

A exposição “No limite da página: experimentações com livros de artista” apresenta os resultados do projeto de ensino “Livro de Artista na Escola”, desenvolvido no Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com estudantes dos 16 aos 20 anos de idade, da turma 231, do segundo ano do Ensino Médio, integrado ao Curso Técnico em Lazer.

Durante seis meses, enfrentando adversidades inimagináveis, como a grande enchente de maio, por exemplo, o grupo superou os desafios e manteve a motivação para concluir as etapas do projeto e alcançar o resultado agora exposto. São14 livros-obra criados por vinte e quatro estudantes, com a orientação da artista-professora Angela Cagliari.

Os trabalhos foram realizados em formatos diversos e exploram distintas possibilidades conceituais e formais daquilo que se costuma definir como livro de artista.  Segundo Estêvão da Fontoura, “a proposta tensiona a fronteira entre livro e obra de arte, a presente exposição poderia acontecer em uma galeria de arte, mas nesta ocasião, acontece na Biblioteca Pública do Estado, espaço tradicional e consagrado que ocupa, desde 1922, o belíssimo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional, que mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos e digitais, bem como acervo em Braile eem áudio. Agora, entre seus papiros e edições raras, a BPE exibirá este conjunto de livros-obra, livros de artista, livros para outro tipo de leitura, livros livres”, explica.

O quê: Exposição “No limite da página: experimentações com livros de artista”

Quando: 5 de outubro, às 11h

Onde: Sala Borges de Medeiros da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

Contato:

Cláudia Antunes (Assessoria de Imprensa da BPE) – bpe.imprensa@gmail.com